como consultar notas fiscais emitidas contra meu CNPJ

Como consultar notas fiscais emitidas contra meu CNPJ?

Ao saber como consultar notas fiscais emitidas contra meu CNPJ é possível saber quais delas realmente são válidas e quais foram canceladas. E, ao saber dessa informação, você evita inconsistência de dados que podem prejudicar a sua empresa.

Ter um acompanhamento e controle de notas fiscais emitidas contra o seu CPNJ é uma forma de manter os dados organizados. Além disso, elas são armazenadas no banco de dados da Receita Federal sendo imprescindível que você envie pelo Sped conforme o que lá já se encontra.

QUEM ESTÁ COM NOME SUJO PODE ABRIR EMPRESA?

Até porque caso o sistema encontre alguma divergência nas informações da sua empresa com o banco de dados, isso pode causar muitos problemas e retrabalho. Por isso, a consulta a nota fiscal é de grande importância para o bom andamento das atividades fiscais!

Há uma ferramenta que toda empresa deve usar devido aos benefícios que ela gera. E se chama Manifestação de Nfe-s. Por meio dela, você tem acesso a consulta de todas as notas fiscais emitidas contra o seu CPNJ e pode, inclusive, cancelar uma, caso seja necessário.

Quer saber como consultar notas fiscais emitidas contra meu CPNJ? Então, leia a seguir e mantenha os seus arquivos organizados e em estado perfeito!

Como consultar notas fiscais emitidas contra meu CNPJ?

Ao saber em como consultar notas fiscais emitidas contra meu CNPJ poderá garantir transparência e segurança para ambas as partes: o emissor e o receptor. Sendo assim, você evitará pagar multas ou causar retrabalhos. Por isso, é bom realizar essa consulta antes mesmo de fazer a escrituração da empresa.

A melhor forma de você fazer essa consulta é pela manifestação de Nfe. E ela está sendo disponibilizada pelo Portal Nacional da Sefaz, o qual é um ambiente virtual de acesso gratuito e com acesso 24h por dia, 7 dias por semana.

Para consultar, você precisará da chave de acesso de 44 dígitos onde você pode utilizá-lo no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Esse número se encontra na parte superior da nota fiscal logo após a impressão digital.

Essa chave de acesso é encontrada na DANFE – Documento Auxiliar da Nfe. Ela é impressa assim que a nota fiscal é enviada ao sistema da Sefaz. Ou você pode baixá-la ou deixá-la em arquivo armazenado nos registros da Sefaz.

Você também precisará do certificado digital de sua empresa a fim de validar as informações e manter seguro o ambiente. Em mãos disso, você já poderá realizar a consulta!

Agora, faça o seguinte:

  • Acesse o site ao clicar em Portal Nacional da Sefaz

  • Em seguida, digite no campo correspondente a chave de acesso

  • Depois, confirme o captcha ao selecionar a opção “Não sou robô”

  • Finalize inserindo o seu certificado digital no modelo A1 ou A3

Pronto! Você já terá todas as informações que precisa sobre em como consultar notas fiscais emitidas contra meu CNPJ, se válida ou se cancelada. E, caso precise fazer alteração, ainda é possível realizar conforme a necessidade.

Vantagens de consultar notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ

Existem muitas vantagens que você terá ao consultar notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ. E uma delas é ter acesso a quais notas foram canceladas para que não entre nos registros fiscais da empresa.

Leia abaixo algumas de suas vantagens:

  • Poupa tempo

Você não precisará ligar para o seu fornecedor solicitando informações da nota fiscal. Em vez disso, você acessa pela internet todos os arquivos que já existem no banco de dados e pode retirar qualquer informação dali.

Além disso, o arquivo XML permite que fique armazenado podendo baixá-lo ou acessando a qualquer tempo que desejar.

  • O SPED fica completo

O Sped – Sistema Público de Escrituração Digital é a nova exigência que toda empresa precisará entregar ao Fisco a fim de comunicar as movimentações da sua empresa. Assim, ele é uma obrigatoriedade que, se enviado algum dado incompleto ou errado, pode ocasionar penalidades como multas.

Assim, ao saber como consultar notas fiscais emitidas contra o meu CNPJ você pode saber quais notas podem ser registradas como válidas e canceladas.

Isso evitará inconsistências nas informações que você enviará com as que já existem no banco de dados da Sefaz, Receita Federal. E a consequência é que você terá um Sped completo, transparente e confiável!

  • Evitas falhas e multas

Outra vantagem de consultar notas fiscais emitidas contra meu CNPJ é que você evitará falhas e multas por qualquer informação ocultada ou errada. Também permite que sua gestão financeira, fiscal e contábil seja bem organizada e com total controle.

  • Identifica o uso indevido de sua inscrição estadual ou CNPJ

Com essa consulta, você pode identificar emissões falsas contra o seu CNPJ. Então, quando você realiza o monitoramento é possível saber se as notas emitidas são originadas realmente por produtos ou serviços que a sua empresa fez.

Você descobriu como consultar notas fiscais emitidas contra meu CNPJ e também soube de algumas vantagens de fazer esse acompanhamento. Esperamos que tenha gostado desse post!

Caso queira comentar e compartilhar, então, fique a vontade!