como funciona o cheque especial

Como funciona o cheque especial e dicas de bom uso!

Descubra como funciona o cheque especial, uma modalidade de crédito disponível em sua conta corrente. Também aprenda como usá-lo corretamente a fim de não causar endividamento!

O cheque especial é um dos meios que você pode adquirir dinheiro quando a sua conta está zerada. Muitos bancos disponibilizam esse valor para você utilizar quando necessitar. No entanto, é importante saber lidar com ele, pois é uma modalidade de crédito que pode gerar transtorno!

Assim, você pode pensar que só porque o dinheiro está disponível em sua conta corrente é bom aproveitar para comprar algo. Mas, isso pode ser um desastre e um caminho sem volta. A ideia e dica é usá-lo em casos de emergência, por um tempo curto, pois os juros são altíssimos!

COMO ORGANIZAR MINHAS CONTAS ATRASADAS?

Alguns aspectos do cheque especial para você ter conhecimento:

  • Ao abrir uma conta corrente em um banco informe-se se já está disponível um limite de cheque especial. Muitos bancos já incluem, dependendo da análise de crédito. Caso você não tenha, aguarde por uns meses e informe-se com o seu gerente a possibilidade de ter, se você quiser!

  • O limite que você terá disponível para usar vai depender do seu perfil. E para descobrir emita um extrato de sua conta ou informe-se em seu banco

  • O pagamento do valor de cheque especial é feito mediante o depósito da quantia em sua conta corrente. E ele é automático! Assim que entrar dinheiro na conta, o sistema paga o valor devido

  • Cuidado ao usar o limite de cheque especial, pois ele é cobrado conforme os dias de uso

Há mais informações que você terá adiante, então, continue lendo!

Como funciona o cheque especial?

Ao descobrir como funciona o cheque especial é mais fácil para você controlar o seu uso. Por isso, um dos primeiros passos é entender como ele pode ser bem utilizado a fim de não gerar dívidas.

Ele é uma modalidade de crédito que fica disponível em sua conta corrente. Quando você não tiver mais nenhum valor, quantia em sua conta, ele está lá para ser usado, quando você necessitar.

É importante destacar que ele é usado apenas se você retirar algum valor. Se você não quiser mexer, então, não o retire, ou seja, deixe lá. E se você não vê a necessidade de ter, então, pode solicitar de seu gerente que tire!

Cada vez que você usa o limite de cheque especial é cobrado depois os dias de uso. Por isso, não demore muito em utilizá-lo, pague assim que der a fim de não pagar juros altos. O valor total de empréstimo é o que você pegou + IOF + juros. Fique atento!

Para pagar esse valor de cheque especial basta depositar na conta o valor que ele faz o pagamento automaticamente. Caso queira aumenta o limite, então, apresente um contra cheque e veja a possibilidade de ser analisado e aprovado. Desse modo, fale com o seu gerente!

Dicas de bom uso do cheque especial!

Para que você possa utilizar o cheque especial é crucial ter uma boa relação. Geralmente, os atrasos constantes para o pagamento desse empréstimo pode ocasionar o seu bloqueio e até nome sujo. Assim, é bom aprender como usá-lo a fim de não perder e também não contrair dívidas.

QUAL MENOR TAXA DE EMPRÉSTIMO?

Algumas dicas de bom uso para você ter um bom relacionamento com o cheque especial:

  • Nunca use o cheque especial para comprar algo que queira

  • Use apenas quando for uma emergência

  • É bem mais eficaz fazer uma reserva emergencial, pois assim não tem juros a pagar

  • Pague o valor que pegou do cheque especial sempre na data de vencimento ou antes disso

  • Cubra o limite de cheque especial rapidamente

  • Organize os seus pagamentos como contas de luz, celular, internet etc

Você descobriu como funciona o cheque especial bem como algumas dicas de bom uso. Conforme diz Flavio Iglesias, diretor do Itaú Unibanco:

O cheque especial é uma opção útil para quem precisa do dinheiro de forma rápida para alguma eventualidade, por exemplo, pagar uma conta importante pouco antes de receber seu pagamento”

Portanto, utilize-o apenas em casos especiais e sane o mais rápido possível!

Se você tem nome sujo e deseja consultar para saber como se encontra, acesse Mega Consultas e escolha uma das opções disponíveis. É um sistema credível, seguro e rápido para realizar consultas no CPF e/ou CNPJ!

Comente e compartilhe!