nome está no scpc

Como saber se o meu nome está no SCPC?

 

Por meio de uma simples consulta, você descobre se o seu nome está no SCPC! Confira aqui este passo a passo e obtenha todas as informações que precisa a fim de evitar surpresas desagradáveis!

O SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito pertence a Boa Vista Serviços, um órgão que gerencia a concessão de crédito entre consumidor e empresa. Ele funciona como um sistema de banco de dados onde consta o CPF daqueles que se encontram em débito em alguma loja ou banco.

Desse modo, se você fez a compra de um produto e não pagou, a empresa credora pode solicitar que seu nome seja incluído nesse SCPC dentro de um prazo de 60 dias, aproximadamente.

E, caso isso seja feito, o seu nome sujo o impossibilita de obter empréstimo, financiamento, cartão de crédito e demais tipos de crediários em qualquer instituição financeira.

SCPC e SPC – Tem diferença?

O SCPC é bem semelhante ao que o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito faz no mercado de crédito. No entanto, existem diferenças entre eles, principalmente, no gerenciamento das informações.

Enquanto que o SCPC é administrado pela Boa Vista Serviços e atende a qualquer segmento, o SPC é pela CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas e voltado para o mercado do comércio. Mas isso não quer dizer que não receba de outras áreas, pois é o mais utilizado no âmbito geral.

Então, pode acontecer de seu CPF constar no SCPC e não no SPC ou vice-versa. Desse modo, vai depender da empresa credora decidir em qual órgão de proteção ao crédito que irá incluir o seu CPF. Por isso, é recomendável realizar uma consulta mais detalhada e geral.

Para um melhor entendimento da diferença entre SCPC, SPC e outros órgãos, leia este conteúdo O que é SCPC? Diferenças entre SPC e outros órgãos!

Como saber se o meu nome está no SCPC?

Para saber se o seu nome está no SCPC é preciso realizar uma consulta detalhada. Sendo assim, a boa notícia é que você não precisa se deslocar até a uma agência do SCPC para solicitar informações.

Então, você pode realizar a consulta do CPF pela internet, o que se torna mais rápido e fácil de descobrir se o seu nome está no SCPC.

No site Mega Consultas você consegue ter um espelho detalhado de todos os seus débitos em qualquer banco, loja, instituição financeira etc. Além disso, o sistema busca tanto informações do SCPC quanto do SPC e outros órgãos de proteção ao crédito, caso esteja com pendências.

Boa Vista SCPC – Como retirar o nome sujo?

Caso queira realizar a consulta pelo sistema Mega Consultas, o cadastro é gratuito e você só paga uma pequena taxa por cada consulta realizada. É bem mais prático e econômico ao seu bolso!

Para isso, siga estes passos simples:

  • Acesse o site Mega Consultas ao clicar em Consulta do CPF ao SCPC

  • Escolha uma das opções que aparecem no site. Assim, há aquela consulta mais simples e outra mais abrangente envolvendo cheques sem fundo, duplicatas, enfim

  • Depois, ao decidir pela opção que melhor atenda a sua necessidade, agora clique em Consultar

  • Em seguida, será direcionado a preencher o cadastro. Então, informe todos os dados nos respectivos campos e prossiga até o final

  • Após isso, entre com o seu login e senha cadastrado ao clicar em Minha Conta e insira créditos para que realize a consulta. Agora, aguarde a liberação dos créditos que leva cerca de 24h

  • Logo depois de liberado o valor, realize a consulta do CPF

Pronto! Com isso, você tem o espelho de todos os débitos em seu CPF, tanto no SCPC quanto no SPC ou outros órgãos de proteção ao crédito.

Assim, você pode verificar a possibilidade de negociação entrando em contato com cada empresa credora que tiver incluído o seu nome na lista dos inadimplentes.

Como funciona o SCPC?

O SCPC segue uma sequência de procedimento quanto ao seu CPF ser incluído em seu sistema. Sendo assim, leia abaixo como ele funciona a fim de entender todo esse processo!

  • A loja em que você realizou a compra não recebeu o pagamento

  • Então, ela envia os dados da dívida para o SCPC

  • Em seguida, você recebe uma carta de aviso do SCPC sendo informado sobre o seu registro de dívida com prazo. E, desse modo, é pedido que entre em contato com a empresa

  • Após isso, você e a empresa credora negociam da melhor forma possível

  • Mediante a negociação feita e o pagamento efetivado, a empresa credora solicita a exclusão do seu CPF junto ao SCPC

O SCPC é um dos órgãos de proteção ao crédito que visa auxiliar as empresas para que não sejam prejudicadas por não receber o pagamento devido. Sendo assim, você ao ser negativado pode negociar e voltar a ter o nome limpo na praça.

Caso tenha sido útil esse conteúdo para você, então, comente e compartilhe!