limpar o nome sujo

Projeto de lei pode contribuir para limpar o nome sujo

Limpar o nome sujo

A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, sem vetos, no último dia 08 de abril de 2019. Saiba qual é o projeto de lei que pode contribuir para limpar o nome sujo e fazer com que você tenha boas referências de créditos!

Limpar o nome sujo é um dos maiores alvos de sua vida? Talvez, você esteja com o seu CPF incluído no SPC – Serviço de Proteção ao Crédito faz tempo e não sabe como resolver.

Apesar de só quitando a dívida para que ele seja excluído, é preciso ter uma boa grana extra, além das despesas cotidianas. E, por esse motivo, pode ser que não consiga quitar com tanta rapidez que gostaria.

Caso esteja com dificuldade em como acabar com as suas dívidas, leia este conteúdo com dicas e formas de resolver esse incômodo. Para isso, clique Como pagar dívidas altas ganhando pouco e Como pagar minhas dívidas e sair do vermelho.

2 Opções para limpar o nome sujo!

Há, basicamente, duas opções para você limpar o nome sujo. Ou você paga todo o débito ou aguarda o período de 5 (cinco) anos até que, automaticamente, o seu nome saia da lista de inadimplentes.

No entanto, essa última opção é complicada. Até porque pode impedir alguns objetivos que você possa ter como adquirir um financiamento de estudos ou veículo.

Assim, o mais recomendável é eliminar a dívida quitando ao realizar uma negociação. Você tanto pode pagar à vista como parcelar. Se você decidir pelo parcelamento, já na primeira parcela paga o seu nome é excluído dos órgãos de proteção ao crédito!

Então, é fundamental que quite o que deve e, assim, usufrua de todos os benefícios que é ter o nome limpo! Desse modo, você pode ter a sua análise de crédito aprovada para adquirir cartão de crédito, empréstimo com valor que desejar, financiamento de qualquer bem e muito mais!

Mas ainda há uma boa notícia para você em relação a limpar o nome sujo. Por isso, leia abaixo as informações para que possa aproveitar mais essa oportunidade e vantagem, caso esteja com restrições em seu CPF!

Limpar o nome sujo – Lei do Cadastro positivo foi sancionado!

O projeto de Lei que foi sancionado no último dia 08 de abril de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro visa favorecer o consumidor a limpar o nome sujo.

Sendo assim, essa medida torna a inclusão do CPF automática no cadastro positivo. Nesse espaço é que registra todos os pagamentos feitos pelos contribuintes, tais como: água, luz, telefone, gás etc.

Antigamente, você tinha que autorizar a inclusão do seu nome nesse cadastro positivo. Mas agora, após sancionada a lei, ela é automaticamente incluída. Desse modo, todos os pagamentos de boletos e cobranças em seu CPF que você efetiva é registrado nesse ambiente.

O sistema anula qualquer histórico de seu relacionamento antigo e passa a considerar apenas o que vir após essa lei sancionada. Então, por exemplo, se você tinha um péssimo histórico de mau pagador, ele desaparecerá. Só serão registrados a partir da lei aprovada e sancionada.

Por essa razão, é aconselhável que pague ou permaneça pagando as suas contas em dias. E, com isso, demonstrará que é um bom pagador e as linhas de crédito podem fornecer mais e mais vantagens para você!

Segundo Dirceu Gardel, presidente da Boa Vista SCPC, interpreta o novo texto encaminhado ao presidente que as informações coletadas devem funcionar na entrada em vigor da lei. Assim, ele diz:

Isso é bom, porque, em três ou quatro meses as pontuações vão melhorar. Alguém que passou por um momento difícil e ficou com o nome sujo não vai mais ser colocado ao lado de um inadimplente contumaz”.

Portanto, esse cadastro positivo pode contribuir para limpar o nome sujo. Até porque todo pagamento será registrado como um histórico de cada consumidor!

Cadastro Positivo – Como funcionará!

Aqui estão alguns pontos de como funcionará o cadastro positivo. E eles serão aplicados a partir da lei que foi aprovada e sancionada pelo presidente! Então, leia abaixo:

  • A inclusão ao cadastro é automática. Porém, terá de ser comunicada, por escrito, ao consumidor em até 30 dias. Com isso, as informações só serão compartilhadas após 60 dias.

  • As informações inseridas serão enviadas por instituições autorizadas a funcionar pelo Banco do Brasil – BC, administradores de consórcios e prestadores de serviços de água, esgoto, eletricidade, gás e telecomunicações

  • O histórico só será disponibilizado pelo titular e, com autorização prévia, para terceiros

  • Quem não quiser ter o seu nome incluído nesse cadastro positivo, ele pode a qualquer momento solicitar exclusão

  • Com esse cadastro positivo, a pessoa pode conseguir crédito com juros mais baixos pelo fato de ser um bom pagador, caso tenha constância em pagar contas em dias!

Consultar CPF para limpar o nome sujo

Se você sabe que está com o nome sujo, mas não tem ideia de quais empresas e valores constam no SPC, SCPC e outros órgãos de proteção ao crédito, então, faça a consulta online!

Desse modo, com a criação de um cadastro gratuito na Mega Consultas e inserindo a taxa de consulta, você pode ter um relatório completo com todas as informações! E, assim, negociar com a empresa da melhor forma possível! Então, siga estes passos:

  • Acesse o sistema ao clicar em Mega Consultas

  • Em seguida, há várias opções de consultas, desde as mais simples até as mais detalhadas. Então, escolha a que melhor se encaixa ao seu interesse e necessidade

  • Depois, realize o cadastro gratuitamente

  • Após o cadastro feito, insira créditos em sua conta criada

  • Após a liberação dos créditos, já poderá fazer a consulta

  • Realize a consulta e veja o resultado!

Gostou do que leu? Comente e compartilhe!