cartórios oferecerão serviços no CPF

Cartórios oferecerão serviços no CPF

Cartórios oferecerão serviços no CPF

Uma grande novidade que permitirá você realizar consulta, fazer inscrição e alteração de alguma informação e emitir a segunda via. No entanto, serão somente aqueles que tiverem convênio com a Receita Federal. Então, saiba aqui mais detalhes dos cartórios oferecerão serviços no CPF!

Para facilitar ainda mais a vida do cidadão, os cartórios oferecerão serviços no CPF a um preço acessível. Então, você que precisa resolver alguma pendência cadastral ou necessite emitir uma inscrição do CPF pode contar com mais essa opção.

Embora os Correios, a Caixa Econômica Federal e o Bradesco forneçam há um bom tempo esses serviços, a medida visa alargar o atendimento. Também pela internet é possível utilizá-los no site da Receita Federal, os quais são fornecidos gratuitamente.

Assim, caso queira resolver algum tipo de problema em seu CPF no cartório de seu município é só verificar se ele existe parceria com a Receita. Para verificar basta apenas fazer uma ligação para aquele de seu interesse e perguntar.

E, se tiver convênio, essa medida visa acelerar os procedimentos e agilizar a resolução dos problemas que estejam impedindo o cidadão de concluir os seus objetivos. Desse modo, contar com mais esse serviço é de grande valia.

Outras notícias:

Nota da Receita sobre essa novidade

De acordo com a nota da Receita Federal:

A parceria amplia de forma considerável a rede de atendimento terceirizada da Receita Federal, pois as unidades dos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal continuarão a prestar serviços de CPF. Além disso, o cidadão poderá solicitar atos de inscrição e de alteração de dados cadastrais, gratuitamente, por meio do sítio da Receita Federal na internet”

Também destaca que:

A emissão do CPF pelos cartórios agregam mais segurança, transparência e qualidade ao cadastro da Receita Federal do Brasil (RFB)”

Então, será um procedimento totalmente legal e amparado pela Receita Federal validando todas as informações que são enviadas pelos cartórios.

Cartórios oferecerão serviços no CPF – Quando entrará em vigor?

Os serviços que serão oferecidos pelos cartórios serão os mesmos que ocorrem nos Correios e demais bancos conveniados. Assim, o foco é a regularização de qualquer dado incorreto como nome da mãe ou pai, além do que já é oferecido.

De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1890/2019 que trata, especificamente, sobre esse convênio da Receita e cartórios, em novembro é que começará a entrar em vigor.

Para você, será mais uma alternativa em seu município a fim de gerar mais rapidez e praticidade.

Cartórios oferecerão serviços no CPF – Qual o valor? Vai ser gratuito?

Esse serviço relacionado ao CPF custará para você o valor de até R$ 7,00 (sete reais) igual como é cobrado em outros lugares. No entanto, existem alguns deles que você poderá realizar de maneira gratuita.

Assim, os serviços que permanecem gratuitos nos cartórios são:

  • Inscrição no CPF realizada na lavratura do registro de nascimento e cancelamento no caso de óbito. Além disso, será disponibilizada a alteração gratuita de nome por ocasião do registro de casamento

Porém, com exceção no site da Receita Federal, o qual é fornecido gratuitamente para quem realiza inscrição, alteração de dados e emissão. Para ter acesso, você deve acessar o site da Receita clicando CPF Receita.

Nesse ambiente virtual, você pode obter os seguintes serviços:

  • Regularizar cadastro CPF

  • Alterar cadastro CPF

  • 2ª Via CPF

  • Nome Social

  • CPF no celular

  • Perguntas e respostas

É só você acessar o site e escolher uma dessas opções que a janela abrirá e você poderá obter qualquer informação.

Convênio com os cartórios civis e a Receita

O convênio para oferecer serviços dos cartórios civis relacionados ao CPF foi firmado entre:

  • ARPEN-BR – Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil

  • RFB – Receita Federal do Brasil

Essa associação é quem representa todos os cartórios civis do país!

Consulta a restrição no SPC, SCPC e outros locais

Caso você esteja com restrições em seu CPF e deseja realizar uma consulta completa, com detalhes das empresas credoras e demais informações, então, faça agora mesmo!

A Mega Consultas é uma empresa criada para você ter acesso rápido a qualquer informação da base de dados dos órgãos de proteção ao crédito. Assim, disponibiliza uma plataforma totalmente online, com cadastro gratuito e que permite você pagar apenas pela consulta que fizer.

Desse modo, conta com mais praticidade e transparência em sua rotina. Para acessar, siga estes passos:

  • Entre na Mega Consultar ao clicar Consulta CPF

  • Realize o cadastro gratuitamente escolhendo pessoa física ou pessoa jurídica

  • Após criada a sua conta, insira créditos no valor que desejar. Caso não utilize todos os créditos, eles ficam armazenados para uso posterior

  • Aguarde a liberação dos créditos

  • Após essa etapa, faça a consulta do seu CPF escolhendo as opções da página

Pronto! Agora, você pode visualizar os dados para negociar com a empresa credora.

E, caso tenha empresa, há planos especiais que você pode adquirir com muito menos burocracia. Então, conheça ao clicar Planos Diferenciados e veja as opções que cabem no seu bolso!

Que tal? Gostou desse conteúdo? Comente e compartilhe!